Qual é a diferença entre texto narrativo, argumentativo e descritivo?

03/03/2010 12:01

A diferença está no objetivo final da redação: se você quer contar uma história, defender um ponto de vista ou descrever cenas em detalhes. Cada um desses tipos textuais tem técnicas e recursos específicos, o que não quer dizer que o uso de um elimine o uso do outro – eles podem se mesclar, enriquecendo a sua redação. Saber quando usar cada um deles é, aliás, um dos segredos do bom texto.

Várias maneiras de falar a mesma coisa:

Narrativo: Você conta uma situação, seja ela verdadeira ou tirada da sua própria cabeça. Tem personagens, ambiente, tempo e conflito.

Ex.: Outro dia, de manhã, li no horóscopo que os librianos teriam um dia horrível, ruim mesmo. Em pouco tempo, eu já nem me lembrava daquilo. Mas eis que, à tarde, eu lembrei. E, para piorar (ou melhorar), meu dia estava sendo incrível! Fiquei com aquela incoerência na cabeça e resolvi fazer uma pesquisa: por um mês, eu consultaria meu horóscopo não de manhã, mas à noite, e verificaria se ele mais acertava ou errava.

Descritivo: Procura caracterizar uma situação, um personagem, uma época. Geralmente, vem dentro dos textos narrativos ou argumentativos.

Ex.: Era um domingo. O céu estava claro, o sol brilhava e nas ruas havia apenas o vendedor de sorvetes e um casal de namorados passeando de mãos dadas. Abri o jornal e procurei no meio daquelas páginas lotadas de anúncio o meu horóscopo. Ele dizia que os librianos teriam um dia horrível, ruim mesmo. Mas aí minha mãe chegou toda sorridente trazendo uma caixinha colorida com o meu almoço favorito. Em pouco tempo, eu já nem me lembrava daquilo. Meu dia estava sendo incrível!

Argumentativo: Você defende um ponto de vista. Tem tese (seu argumento principal), desenvolvimento e conclusão. Pode ser escrito em forma de carta ou dissertação.

Ex.: Os céticos costumam dizer que horóscopo não funciona. Não é verdade. Apesar de errarem de vez em quando, na maior parte das vezes os astrólogos acertam suas previsões. Quem nunca leu seu horóscopo no fim do dia e percebeu, estarrecido que ele havia previsto tudo? Os equívocos fazem parte de uma margem de erro aceitável como em qualquer outra ciência. Não há dúvida de que os astros, que regem o céu e as marés, também regem a nossa vida.